A cidade de Uberaba pode ser considerada um dos berços do futebol no Brasil Central, já que o esporte era praticado desde 1903 no Ginásio Diocesano, da Congregação dos Maristas. Chamado então de “bate balão”, o futebol chegava para destronar o bete-grande, espécie de baseball praticado pelos ginasianos, além de outras brincadeiras como o chicote queimado, o quadrado e a barra bandeira.
Apenas em 1910, contudo, seria fundado o primeiro clube organizado para a prática do esporte. Nascia, assim, o Mojiana Futebol Clube, que embora não tenha realizado jogos oficiais, marcou o despertar do futebol na cidade.
Fundado em 24/06/1910 por Adelino Simões, português, recém chegado de Campinas, o Mojiana era constituído exclusivamente por empregados da Companhia Mojiana de Estradas de Ferro. Com o início dos treinos, vários rapazes, alheios aos serviços da estrada, se interessaram em fazer parte da equipe e filiar-se ao clube.
Porém, o chefe do depósito, Caetano Collantoni, não aceitava a participação de “estranhos”. Assim, antes que houvesse feito uma partida sequer, o ajudante de tráfego, Francisco Silva, trabalhou para que a agremiação parasse de utilizar o campo da Companhia, o que permitiria a ampliação do quadro de associados.
Com a autorização da Câmara Municipal de Uberaba para que o clube utilizasse um campo nas proximidades da Mojiana, os associados resolveram aproveitar e mudar a denominação da equipe. Nascia então o Trângulo Futebol Clube, em 25/06/1911, juntamente com a mudança das atividades futebolísticas para o campo da Vila Carlos Machado. Durante sua existência, de apenas dois anos, demontrou uma perfeita e completa organização, mas os resultados pouco animadores motivaram uma nova mudança de nome. Foram 16 partidas, com seis vitórias, quatro empates e seis derrotas.
Artigo adaptado de textos constantes no livro “História do Futebol em Uberaba, de Hildebrando Pontes, publicado em 1922.