domingo, 15 de junho de 2008

Mojiana Futebol Clube. Nosso primeiro time não chegou a jogar.

A cidade de Uberaba pode ser considerada um dos berços do futebol no Brasil Central, já que o esporte era praticado desde 1903 no Ginásio Diocesano, da Congregação dos Maristas. Chamado então de “bate balão”, o futebol chegava para destronar o bete-grande, espécie de baseball praticado pelos ginasianos, além de outras brincadeiras como o chicote queimado, o quadrado e a barra bandeira.

Apenas em 1910, contudo, seria fundado o primeiro clube organizado para a prática do esporte. Nascia, assim, o Mojiana Futebol Clube, que embora não tenha realizado jogos oficiais, marcou o despertar do futebol na cidade.

Fundado em 24/06/1910 por Adelino Simões, português, recém chegado de Campinas, o Mojiana era constituído exclusivamente por empregados da Companhia Mojiana de Estradas de Ferro. Com o início dos treinos, vários rapazes, alheios aos serviços da estrada, se interessaram em fazer parte da equipe e filiar-se ao clube.

Porém, o chefe do depósito, Caetano Collantoni, não aceitava a participação de “estranhos”. Assim, antes que houvesse feito uma partida sequer, o ajudante de tráfego, Francisco Silva, trabalhou para que a agremiação parasse de utilizar o campo da Companhia, o que permitiria a ampliação do quadro de associados.

Com a autorização da Câmara Municipal de Uberaba para que o clube utilizasse um campo nas proximidades da Mojiana, os associados resolveram aproveitar e mudar a denominação da equipe. Nascia então o Trângulo Futebol Clube, em 25/06/1911, juntamente com a mudança das atividades futebolísticas para o campo da Vila Carlos Machado. Durante sua existência, de apenas dois anos, demontrou uma perfeita e completa organização, mas os resultados pouco animadores motivaram uma nova mudança de nome. Foram 16 partidas, com seis vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Artigo adaptado de textos constantes no livro “História do Futebol em Uberaba, de Hildebrando Pontes, publicado em 1922.

Um comentário:

Unknown disse...

ola amigos do uberaba fc,venho a algum tempo pesquisando sobre jogadores antigos do uberaba para saber se consta um jogador chamado Agmar lopes de minha filiaçao (pai), nao sei em que posiçao jogava e nem o ano em que jogou, a unica informaçao que tenho é que ele jogou em algum time de minas, ele era natural de uberlandia, tinha o apelido de pirola, nao sei se era assim que o chamavam, gostaria muito de saber se ele jogou no uberaba, pois gostaria de conhecer a historia dele, vi algo na internet de um jogo entre uberaba e xavante em 03/09/1972, se puderem me confirmar essa informaçao ficaria muito grato, por que conheci meu pai so quando era muito pequeno e depois de muito tempo fiquei sabendo que ele foi jogador de futebol, por favor mande resposta para o meu email
ma01nho@hotmail.com ou
mazinholopes2@gmail.com, ficarei muito agradecido com essa informaçao, obrigado