segunda-feira, 7 de abril de 2008

Associação Esportiva Merceana

A Merceana foi fundada em 20/02/1943, em Uberaba-MG e substituiu com sucesso os times que reinavam no bairro das Mercês até então, o Asa (Associação Esportiva de Amadores) e o Bangu.

Nesse mesmo ano, 1943, se disputou o primeiro campeonato oficial da recém criada Liga Uberabense de Futebol e, para surpresa geral, a Merceana foi a grande campeã. Naquele tempo a equipe treinava até mesmo na Avenida da Saudade, tradiconal via de acesso ao principal cemitério da cidade, puxada pelo capitão João, antigo jogador do Asas. Os grandes heróis daquela conquista foram Cabelo (que fazia gols espíritas), Brandão (um jogador de passes matemáticos), o calmo Miguel, o veloz Lógico e o grande capitão João, e suas fortes cabeçadas.

Em 05/06/1949 o clube inaugurou, na av. da Saudade, onde hoje é a Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, o estádio Nabor Facure, em uma partida amistosa contra o Palmeiras, de Franca, que terminou empatada em 2 x 2. A transformação do estádio em escola deu-se através de convênio com a Alemanha. Na época o clube era presidido por Minervino Cesarino.

Na década de 50 o clube alviverde disputou algumas edições do Campeonato Regional do Triângulo. Conhecido como o “Periquito Verde”, é um dos maiores ganhadores do futebol amador de Uberaba e até hoje mantém ativas suas categorias de base.
.
Endereço do estádio:
Estádio Paulo César Pardi
Praça Juliana Castro Cunha, 55
Jardim Uberaba
.
Fontes:
- Jornal Lavoura e Comércio, diversas edições do ano de 1962, com a colaboração do Arquivo Público de Uberaba.

Nenhum comentário: