segunda-feira, 7 de abril de 2008

Independente Atlético Clube.

O Independente Atlético Clube nasceu em Uberaba em 23/03/1938, fruto de um desentendimento entre diretores do Uberaba Sport Club. Liderados por Sebastião Bráz (avô de Fernando Vanucci) fundaram um clube que foi a grande força do futebol amador de Uberaba nas décadas de 40 e 50. O primeiro presidente foi o tabelião Mário de Moraes e Castro (avô do jornalista Mário Prata).

Independente 2x1 Uberaba – Estádio Antonio Dal Secchi – 04/06/1953 – Aparecem Tino (goleiro do USC), Sodré (USC), Rodrigo (Ind) e Vadinho (USC). Foto cedida pelo Arquivo Público de Uberaba.

A intensa rivalidade fez com que o Independente e o Nacional seguissem o rival famoso, o Uberaba Sport, pelo profissionalismo. O clube teve como diretor Sherloc Braz, filho de Sebastião Bráz e pai de Fernando Vanucci, e revelou para o Brasil o zagueiro Normandes (ex-Atlético e Cruzeiro).

O primeiro jogo:
A estréia do clube aconteceu justamente em um jogo contra o Uberaba. Para essa partida o Independente trouxe dois dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, Feitiço e Waldemar de Brito (aquele que descobriu Pelé para o futebol), além dos irmãos francanos Luiz e Zeca Lopes (titular da seleção brasileira de 38).

A chegada desses reforços na estação da Companhia Mojiana de Estradas de Ferro foi bastante badalada, marcada por um desfile de carros, banda de música, fogos e rojões. Em campo, no dia do jogo, o Independente, comandado por um jovem que viria a dirigir o time por várias décadas, João Rosa, o “Cabeção”, venceu o duelo por 2x1.

O time dos estudantes:
A fama de “time de estudantes” é justificada pelo sem número de atletas que, vindo estudar em Uberaba, encontraram no Independente a “sua casa”.
Normandes, por exemplo, que marcou época no Galo Mineiro, hoje um respeitado odontólogo, creditou ao ambiente do Independente a escolha de sua profissão. “Uberaba sempre foi uma cidade universitária e fui jogar no Independente, time em que 90% dos jogadores estudavam em alguma faculdade. Fui incentivado pelos companheiros a estudar e escolhi fazer odontologia”, confessou o clássico zagueiro, que fez parte da equipe que conquistou o principal título do clube, o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, em 1967.

A participação nos campeonatos mineiros de 1968 e 1969:
Em 1968, na sua primeira participação na principal divisão mineira, o Independente sofreu uma goleada histórica para o Cruzeiro, no Mineirão. Em uma partida fantástica de Tostão, que fez 4 gols, o time de Belo Horizonte venceu por nada menos que 10x0. Por muito tempo essa foi a maior goleada da história do Mineirão, só superada 12 anos depois quando o mesmo Cruzeiro venceu o Flamengo de Varginha por 11x0. Naquele campeonato o Independente venceu apenas três jogos e terminou em último lugar. No ano seguinte um honroso 9° lugar, entre 16 participantes foi o canto do cisne do "Tremendão" na principal divisão mineira. Em 1970. mesmo convidado a participar do campeonato não conseguiu superar a grave crise financeira e iniciou seu declínio.

Antônio Dal Secchi:
Dal Secchi foi, sem dúvida, o mais famoso presidente do clube. Contam os torcedores que ele, certa vez, perguntado do que mais gostava na vida, saiu-se com essa:

- Do Independente e da minha
família.

- E Deus? - Perguntou o
interlocutor.

- Se Ele torcer pro Independente, gosto
Dele também…

No final de 2005, o estádio que leva o nome do saudoso presidente recebeu sistema de iluminação, em programa do governo do estado (Campos de Luz).

Nenhum comentário: