domingo, 30 de maio de 2010

Marcos Birgui: Técnico do Uberaba já conhecia a força do Zebu.

Marcos Antônio Gomes nasceu em 01/04/1958, na cidade de Birigüi, interior do estado de São Paulo. Iniciou sua carreira futebolística no Bandeirante, time de sua cidade natal. Profissionalizou-se no Guarani, onde fez parte do elenco campeão brasileiro em 1978.

Mas foi no Santa Cruz de Recife que Birigui viveu seus melhores momentos no futebol. No Cobra Coral foi ídolo absoluto, fechando o gol entre 1981/1988 e 1990/1991.




Ramon. Isidoro, Birigui e Édson, em foto da Revista Placar de fevereiro de 1983.

Birigui iniciou sua carreira de técnico no Campinas F. C., time do ex-centroavante Careca e depois treinou o Ituano e a União Barbarense.  A carreira decolou no Mato Grosso, onde Birigui é ídolo. É reconhecido em todo o estado por formar grandes times. Conquistou dois campeonatos estaduais, um pelo Vila Aurora, outro pelo Cacerense e uma Copa Governador pelo Cacerense, além de dois vices - um da Copa Governador e outro Estadual pelo União de Rondonópolis. Foi treinando o Araguaia, também de Mato Grosso, na Série D de 2009, que Birigui voltou a encontrar o Uberaba Sport em seu caminho.
.
Pouca gente sabe, mas um dos piores momentos de Birigui no Santa Cruz e, provavelmente de toda a sua carreira foi a goleada sofrida frente ao Uberaba, na Taça de Prata de 1983. Naquele jogo, o Santa Cruz podia perder por dois gols e ainda assim garantiria sua vaga na Taça de Ouro. O Uberaba precisava de 3 gols para seguir na Taça de Prata e inalcançáveis 5 gols para subir para a Taça de Ouro.
.
O que Birigui não esperava, e ninguém em todo o Brasil acreditava, era que o Colorado conseguiria sua maior exibição em campeonatos brasileiros. No final, a inacreditável vitória por 5x0 premiou a garra e a superação do bravo time do Uberaba, capitaneado pelos veteranos Toinzinho e Zé Carlos (ex-Cruzeiro).

Birigui, o agora renomado técnico Marcos Birigui, mais de 26 anos depois daquele fatídico dia,  assumiu o comando Uberaba na reta final da Taça Minas Gerais e levou o Zebu ao título, que o time não conquistava desde 1980. Sob seu comando o Uberaba avançou à segunda fase da Copa do Brasil 2010 e chegou a um frustrante oitavo lugar no Campeonato Mineiro.


Birigui, no comando do Uberaba em jogo do Campeonato Mineiro.

Agora, Birigui terá a missão de comandar o Uberaba na Série D 2010 e conquistar o tão sonhado acesso à Série C, que bateu na trave em 2009.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, AM 1580 KHZ - www.radioculturasd.com.br - fundada em 17 de agosto de 1948 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG:

Diretor Artístico: Sérgio Rodrigues (Radialista, Jornalista e Advogado),

Diretor Administrativo: João Begatti (Radialista, Contador e Professor),

Diretor Comercial: Carlos Ferreira (Radialista e Técnico em Contabilidade),

Gerente de Jornalismo: Alessandra Batista (Jornalista).

Na internet:

www.radioculturasd.com.br
Perfil:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10975237624584798666&mt=11
Comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
Twitter:

http://twitter.com/radioculturasd
Telefax: (32) 3251-6534

Estúdio: (32) 3251-1580

Leia mais aqui no BLOG:


www.carlosferreirajf.blogspot.com

OBS: O departamento de esportes da Rádio Cultura está viabilizando uma parceria com uma importante EMISSORA de Juiz de Fora para a veiculação do Programa BOLA EM JOGO e as transmissões dos jogos do TUPI (campeonato brasileiro) e do SPORT (campeonato mineiro).