segunda-feira, 7 de abril de 2008

Esporte Clube Fabrício

O Esporte Clube Fabrício foi fundado em 01/11/1941, no alto (bairro) do Fabrício, em Uberaba-MG, por Osvaldo Corá, Wilson Fernandes Rodrigues (Ticrila), João Leite, Caetano Valicente, João Félix, Agostinho Araújo, Glayer Leite e outros. O clube originou-se na atual praça da igreja São Judas Tadeu, quando ainda não existia a igreja, sendo-lhe doado no ano seguinte, pelo prefeito Carlos Martins Prates, o terreno para construção do campo próprio, o Estádio Glayer Leite.

O estádio era conhecido na década de 50 como o “Vulcão Fabriciano”, porque, de qualquer lugar que se chutava a bola, levantava-se um verdadeiro “tufão” de poeira.

Em 1952 o Fabrício pôs fim a um longo reinado do Independente no futebol amador de Uberaba. Comandados pelo saudoso Carmo Caetano Valicente o time grená fez uma bela campanha e derrotou na final justamente o bicho papão do bairro Estados Unidos. O time-base do Fabrício era formado por Jorge Carteiro, Clemente e Tonico. Nono, Jorjão e Rondon, Bilo, Chiquinho, Zé de Freitas, Zé Vieira e Pirilo. Além desses, também fizeram parte da campanha Nelito, Aparício, Zé Bode, Bié, João Leite, Hélio Piriá e Banana. O presidente do clube nessa época era Bilula Pagliaro. A conquista foi comemorada no Bar do Arquimedes, que dali em diante se tornou um tradicional ponto de encontro da cidade.


Foto do time supercampeão amador de 1988, gentilmente cedida pela LUF.

Em 28/10/2005, vários nomes famosos do futebol uberabense e brasileiro, entre eles o eterno Djalma Santos (bi-campeão mundial em 58 e 62), Careca (Hamilton de Souza, que foi meia-atacante do Cruzeiro nos anos 80 e 90, convocado várias vezes para atuar na Seleção Brasileira de Futebol), Paulo Luciano, Vandinho e Tonzinho voltaram aos gramados em evento de inauguração da iluminação do estádio Glayer Leite. A obra integrou o programa “Campos de Luz”, do governo de Minas. Em campo se enfrentaram futebol a Seleção Mineira de Masters e o time master do Fabrício, então campeão da Copa Master de Uberaba.

Em 2007, o clube conquistou o “Módulo B” do campeonato amador de Uberaba e voltará, em 2008, à elite do futebol uberabense. O Fabrício ainda desenvolve um forte trabalho nas categorias de base da cidade, tendo conquistado diversos títulos em sua história.

Ficha:

Esporte Clube Fabrício

Rua Portugal, s/nº - Bairro Fabrício

Uberaba-MG

Cores: Grená e Branco.

3 comentários:

Unknown disse...

eu joguei no fabricio sou reginaldo cesar alves cunha, joguei com craques como juninho alencar, benicio, fernando fantini, cobrinha dentre outros.... grande carlão foi nosso técnico mais importante..... cresci e fiz grandes amigos lá.. tenho muitas saudades!!!!!!!

edinho makarrao disse...

EDINHO MAKARRÃO
JOGUEI 05 ANOS NO FABRICIO , FUI QUATRO VZS CAMPEÃO, E TIVE A OPORTUNIDADE JOGAR COM GRANDES FERAS, EM ESPECIAL TCHAINHA, QUE SE FOI E SERA NOSSO ETERNO ARTILHEIRO

luis_ricardo06@hotmail.com disse...

FABRICIO FOI MEU ULTIMO CLUBE EM UBERABA E DEPOIS RODEI 18 PAISES JOGANDO FUTEBOL NO BRASIL E EUROPA E ÁSIA!SOU O ROBINHO CENTROAVANTE.